terça-feira, 3 de agosto de 2010

EXISTE “RECEITA” PARA SE CHEGAR A UM CORPO PERFEITO?!

Olá pessoal tudo bem..muitas dúvidas em meu e-mail referentes ao tão sonhado corpo perfeito...muitos querendo uma "receita" de como treinar e quando treinar. Bom...ai está sua receita:

Quantos de vocês já não abordaram seus professores na sala de musculação para direcionar a seguinte pergunta: “Professor o que eu tenho que fazer pra ficar com uns bração, com o peitoral forte” (na maioria dos homens), “Professor eu quero ficar com as coxas grandes e o bumbunzão igual à de Sheila Carvalho” (na maioria das mulheres).

Amigos hoje é o dia de sorte de vocês: EU tenho o segredo do sucesso para você alcançar todos seus objetivos em relação à estética e saúde através dos exercícios físicos!!! É só utilizar o METODO DE TREINAMENTO: A.P.A.R.C! (Não sabe que método é esse?Quer saber como aplicá-lo? Continue a ler).

O método APARC de treinamento nada parece com a “receita de bolo”, que vem sendo realizado por diversos alunos em academias.Ai você pergunta: Mais como assim professor receita de bolo? Digo: Isso mesmo receita de bolo, como está ai em baixo!! É simples vamos aos ingredientes.

Para fazer uma porção de massa no bíceps você precisa de:

- 3 séries de 8 repetições em uma rosca direta mais uma pitada de 3 séries em uma rosca alternada.

Já para fazer um bumbum de massa consistente você vai precisar de:

- 3 séries de 10 na máquina glúteo acrescentando mais 3 séries de cadeira abdutora.

A receita de bolo nada mais é que um pensamento esdrúxulo como : “Se meu colega ficou fortinho com 3 séries de 10 eu vou fazer também para ficar igual a ele”! ou “ Minha amiga emagreceu 6 kilos só fazendo esteira 30 minutos por dia, também vou fazer isso, esquece musculação”!!

Esqueça tudo isso que você leu acima....O sucesso para alcançar seus objetivos passa muito mais além do que essa simples receita de bolo. Utilize o METODO A.P.A.R.C DE TREINAMENTO:

A – Avaliação: Cada corpo é um corpo e as respostas aos estímulos são diferentes entre si. Nem irmãos gêmeos têm 100% do mesmo potencial de treinamento. Por tanto, para dar inicio a um exercício físico onde as metas querem ser alcançadas a avaliação física é o instrumento que seu professor tem para prescrever seus exercícios e também poder estar te reavaliando para saber se o método de treinamento escolhido pelo mesmo está te levando a progressos.

P – Periodização do Treinamento: Para você alcançar seus objetivos em curto e a longo prazo o planejamento do mesmo é indispensável! É através da periodização do seu treinamento que seu professor ira estrutura suas cargas de treinamento. Esta carga de treinamento está ligada a natureza da mesma como a Especificidade (qual seu principal objetivo a ser alcançado), Potencial do treinamento (respeito a sua individualidade biológica) e outros componentes como: descobrir qual vai ser a duração, a intensidade, o volume, e o tempo de descanso dos seus exercícios para que você alcance seus objetivos.

A – Alimentação: Treinamento físico e nutrição caminham lado a lado e são dependentes um do outro. "O que faz o ser humano diferente do outro, além da genética, é o alimento do qual se alimenta, e seu exercício físico". Por tanto procure uma nutricionista, explique seus objetivos, pergunte ao seu professor a média de seu gasto calórico durante o treinamento. Não use suplementação sem recomendação da mesma.

R – Repouso: O momento do treinamento nada mais é que um estimulo “Negativo ao seu organismo”. Você deve estar pensando: - Esse professor tá ficando doido? Como assim negativo? Digo: Sim negativo!!Prestem atenção nas 2 primeiras palavras: NO MOMENTO do treinamento -> você “desgasta”suas fontes energéticas, rompe fibras musculares, fadiga seu sistema cardiorrespiratório etc etc... Não é negativo?A não ser que você seja um sado masoquista e goste tanto de "sofrer"rsrs (Brincadeira)...!No entanto logo após o seu treinamento, somando REPOUSO + ALIMENTAÇÃO, o seu corpo começa a responder POSITIVAMENTE a aquele estimulo “negativo” entrando em uma fase que chamamos de: SUPERCOMPENSAÇÃO DO TREINAMENTO! Ou seja, seu corpo deixa de ter aquele nível inicial de força, potencia, resistência aeróbia e anaeróbia, flexibilidade, secreção de hormônios, dentre outros aspectos de valência física e bioquímica e passa para um nível maior que o anterior. Então preste atenção: Repousar, descansar também é treinar!

C – Continuidade: Importantíssimo!!! Dar continuidade ao treinamento é imprescindível para chegar rapidamente aos seus objetivos assim como para manter os ganhos. Evite ser um malhador de verão...É impossível alguém conseguir mudar seu corpo de forma segura, natural e saudável em 3 meses de treino. Só para vocês terem uma idéia é necessário o mínimo de 8 semanas de preparação física geral, que é igual aquela que seu professor fala para ti quando entras na academia “ Circuito de adaptação neuromuscular” , trabalho esse importantíssimo para o fortalecimento do tecido conjuntivo: ossos, ligamentos, tendões, cartilagens, evitando assim futuras lesões! Estudos científicos mostram que o individuo perde cerca de 50% de sua capacidade física após 4 semanas sem treinamento. Por isso esteja sempre treinando.

Hoje eu fico por aqui...lembrando sempre: - para você conseguir alcançar suas metas, seja ela emagrecimento, resistência, hipertrofia etc etc, NÃO existe receita de bolo... ou aquela formula pronta! O que existe é disciplina e acompanhamento PROFISSIONAL QUALIFICADO! Que passa por professores formados em faculdades obtendo assim conhecimento prático e teórico suficiente para prescrever o exercício de forma INDIVIDUALIZADA, respeitando assim o primeiro e mas IMPORTANTE principio do treinamento: INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA! Então procure academias com profissionais qualificados e se puder contrate um PERSONAL TRAINER para melhor acompanhamento e periodização de seu treinamento!

Post agora só na sexta-feira estou indo a Salvador fazer um teste de esforço e assistir o Vitória ser campeão da Copa do Brasil...!! Fuiiii!!
                                  TREINAMENTO NÃO TEM IDADE - TEM DEDICAÇÃO

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Emagrecimento: Quantidade ou Qualidade?

Caros amigos leitores. Certamente você já escutou esta frase na televisão, leu no jornal ou até mesmo discutiu ela em uma mesa de bar: “Para emagrecer você deve fazer exercício aeróbio contínuo de 30 a 60 minutos.”. A origem desta frase perpetua diante de uma explicação fisiológica de que só após 20 minutos de exercício a gordura começa a ser utilizada, logo, só assim se conseguiria emagrecer. Este conceito ainda é dito e propagado por profissionais da área da saúde, talvez por comodismo ou até mesmo falta de atualização em decorrência da posição no ranking mundial de educação básica do Brasil (76º) a qual demonstra que a informação por aqui caminha a passos de tartaruga, e por conseqüência disto ignora-se os avanços das pesquisas científicas.


Você deve estar se perguntando agora: “Mas afinal, o que tem de novo que eu não sei?”. Primeiramente gostaria que você no momento de contar aos seus amigos como foi o seu treino, não contasse a eles o quanto vocês fizeram mas sim como vocês fizeram. Podemos classificar este “quanto” como sendo tempo de exercício e o “como” classificamos a maneira de como o mesmo foi feito, para assim já nos desprendermos dos conceitos passados.

Bom, vamos às evidências então: em um estudo publicado no Jornal Internacional da Obesidade no ano de 2010 teve por objetivo comparar dois protocolos de treinamentos voltados ao emagrecimento, sendo: exercício aeróbio contínuo e exercício aeróbio intervalado. O grupo de aeróbio continuo se exercitava por 40 minutos, 3 X por semana, já o intervalado se exercitava por apenas 20 minutos 3X por semana. Após 15 semanas de intervenção os grupos foram novamente reavaliados e adivinhem os resultados. O grupo de intervalado mesmo tendo se exercitado 50% a menos emagreceu duas vezes mais que o contínuo, isto é, nos levando a crer que não interessa o tempo o qual nos exercitamos mas sim a maneira.

Mas como é este treinamento aeróbio intervalado professor Vinícius?E por que ele emagrece mais?

Este tipo de treinamento se caracteriza por esforços de alta intensidade acompanhados por esforços de baixa intensidade, como por exemplo, tiros máximos (corrida em alta velocidade) de 150 metros acompanhados por uma recuperação (esta recuperação pode ser baseada na freqüência cardíaca a qual deverá retornar de 100 a 120 batimentos por minutos para o início de outro tiro) ou mesmo por um tempo de recuperação de 30 segundos, fazendo com que a gasto calórico aumente e ocasionem-se mudanças em nosso metabolismo no qual vão potencializar o processo de emagrecimento. Por ser um treino mais intenso o mesmo não é suportado por muito tempo por isso não há necessidade de se exercitar por diversos minutos, assim você terá mais tempo de passear no shopping e se divertir com sua família.

No entanto o treinamento intervalado deve ser realizado por indivíduos que já possuem um condicionamento cardiovascular "mas trabalhado" através dos exercícios aeróbios de menor intensidade.

Pra finalizar vamos alterar aquela frase discorrida no início do texto para a seguinte: “Para emagrecer você deve se exercitar com qualidade e não quantidade”. Esqueça a gordura, o tempo de exercício e se prenda a este conceito: “Gasto energético total”. Lembro sempre que o exercício é individualizado necessitando assim de avaliações físicas e acompanhamento de um profissional de Educação Física para sua maior segurança e resultados.

Outra dica importante é evitar as dietas mirabolantes como a da nuvem, da lua, da proteína e outras. È fundamental que você procure uma nutricionista, pois somente este profissional tem a capacidade de te receitar uma dieta hipocalórica (de baixa caloria) fazendo com que você não perca seus rendimentos nos treinamentos acelerando seus objetivos. Em caso de distúrbios alimentares (Ansiedade alimentar, Anorexia, Bulimia) procure um endocrinologista. Obrigado, deixem suas duvidas...