segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Emagrecimento: Quantidade ou Qualidade?

Caros amigos leitores. Certamente você já escutou esta frase na televisão, leu no jornal ou até mesmo discutiu ela em uma mesa de bar: “Para emagrecer você deve fazer exercício aeróbio contínuo de 30 a 60 minutos.”. A origem desta frase perpetua diante de uma explicação fisiológica de que só após 20 minutos de exercício a gordura começa a ser utilizada, logo, só assim se conseguiria emagrecer. Este conceito ainda é dito e propagado por profissionais da área da saúde, talvez por comodismo ou até mesmo falta de atualização em decorrência da posição no ranking mundial de educação básica do Brasil (76º) a qual demonstra que a informação por aqui caminha a passos de tartaruga, e por conseqüência disto ignora-se os avanços das pesquisas científicas.


Você deve estar se perguntando agora: “Mas afinal, o que tem de novo que eu não sei?”. Primeiramente gostaria que você no momento de contar aos seus amigos como foi o seu treino, não contasse a eles o quanto vocês fizeram mas sim como vocês fizeram. Podemos classificar este “quanto” como sendo tempo de exercício e o “como” classificamos a maneira de como o mesmo foi feito, para assim já nos desprendermos dos conceitos passados.

Bom, vamos às evidências então: em um estudo publicado no Jornal Internacional da Obesidade no ano de 2010 teve por objetivo comparar dois protocolos de treinamentos voltados ao emagrecimento, sendo: exercício aeróbio contínuo e exercício aeróbio intervalado. O grupo de aeróbio continuo se exercitava por 40 minutos, 3 X por semana, já o intervalado se exercitava por apenas 20 minutos 3X por semana. Após 15 semanas de intervenção os grupos foram novamente reavaliados e adivinhem os resultados. O grupo de intervalado mesmo tendo se exercitado 50% a menos emagreceu duas vezes mais que o contínuo, isto é, nos levando a crer que não interessa o tempo o qual nos exercitamos mas sim a maneira.

Mas como é este treinamento aeróbio intervalado professor Vinícius?E por que ele emagrece mais?

Este tipo de treinamento se caracteriza por esforços de alta intensidade acompanhados por esforços de baixa intensidade, como por exemplo, tiros máximos (corrida em alta velocidade) de 150 metros acompanhados por uma recuperação (esta recuperação pode ser baseada na freqüência cardíaca a qual deverá retornar de 100 a 120 batimentos por minutos para o início de outro tiro) ou mesmo por um tempo de recuperação de 30 segundos, fazendo com que a gasto calórico aumente e ocasionem-se mudanças em nosso metabolismo no qual vão potencializar o processo de emagrecimento. Por ser um treino mais intenso o mesmo não é suportado por muito tempo por isso não há necessidade de se exercitar por diversos minutos, assim você terá mais tempo de passear no shopping e se divertir com sua família.

No entanto o treinamento intervalado deve ser realizado por indivíduos que já possuem um condicionamento cardiovascular "mas trabalhado" através dos exercícios aeróbios de menor intensidade.

Pra finalizar vamos alterar aquela frase discorrida no início do texto para a seguinte: “Para emagrecer você deve se exercitar com qualidade e não quantidade”. Esqueça a gordura, o tempo de exercício e se prenda a este conceito: “Gasto energético total”. Lembro sempre que o exercício é individualizado necessitando assim de avaliações físicas e acompanhamento de um profissional de Educação Física para sua maior segurança e resultados.

Outra dica importante é evitar as dietas mirabolantes como a da nuvem, da lua, da proteína e outras. È fundamental que você procure uma nutricionista, pois somente este profissional tem a capacidade de te receitar uma dieta hipocalórica (de baixa caloria) fazendo com que você não perca seus rendimentos nos treinamentos acelerando seus objetivos. Em caso de distúrbios alimentares (Ansiedade alimentar, Anorexia, Bulimia) procure um endocrinologista. Obrigado, deixem suas duvidas...



3 comentários:

  1. Professor Vinícius, me chamo Tailane e estou fazendo exercicios afim de emagrecer. Adorei seu texto muito pertinente.

    ResponderExcluir
  2. Professor parabens por sua atitude de querer mostrar o que realmente é verdadeiro. Ass: Carlos Antunes

    ResponderExcluir
  3. Professor vinícius tenho 19 anos e estou malhando a +/- a 8 meses com o intuito de ficar grande, almentar meu peso em musculos mas ainda não ví muitos resultados qual a melhor maneira de crescer? Abraço

    ResponderExcluir